Este curso foi cuidadosamente desenvolvido para capacitar os Conselhos de Fiscalização Profissional a adotarem os princípios e práticas do Governo Aberto, transformando a maneira como interagem com a sociedade e gerenciam suas informações. Em um cenário onde a transparência e o acesso à informação são cada vez mais valorizados, este programa oferece um mergulho nas estratégias e ferramentas necessárias para implementar uma cultura de abertura, colaboração e responsabilidade. Desde a compreensão dos fundamentos teóricos até a aplicação prática de estruturação e automatização de informações com a utilização do módulo Portal de Transparência®, o curso visa deixar os participantes aptos para fortalecer a legitimidade dos Conselhos, otimizar processos internos e promover uma gestão mais democrática e participativa.
Público-Alvo
Membros de Conselhos de Fiscalização Profissional em todos os níveis de atuação, ouvidores, encarregados de dados, gestores, profissionais de controle e membros da governança.
Metodologia
O curso foi planejado para atender diferentes perfis e necessidades, em um formato que combina teoria e prática, sempre focados na aplicabilidade e nos desafios do dia a dia. Utilizamos metodologias comprovadas e cases de sucesso em Conselhos de Fiscalização Profissional e no setor público para garantir aprendizado relevante e de impacto.
Ementa:
1. Fundamentos do Governo Aberto
- Princípios e conceitos de governo aberto
- Benefícios de um “Conselho Aberto”
- Principais marcos regulatórios, com destaque para o Acordão TCU – Plenário 1648/2024 – Transparência Ativa e Dados Abertos
2. Princípios do Governo Aberto
- Transparência
- Accountabilility
- Introdução à participação social
- Introdução à integridade pública
3. Plano de Dados abertos para Conselhos de Fiscalização Profissional
- Estrutura básica
- Estratégia de abertura de dados
- Sustentação, monitoramento e controle: conceitos gerais
- Plano de ação
4. Implementação Prática de Dados Abertos e Transparência
- Planejamento do Portal de Transparência e Dados Abertos
- Portal de Transparência da Implanta: estrutura, funcionalidades e desafios
- Melhores práticas de Conselhos de Fiscalização Profissional: indicadores e métricas de transparência
- Implementando Portal de Transparência e Dados Abertos
5. Desafios e Tendências na Transparência Pública
- Inteligência artificial e automação na gestão de dados abertos
- Proteção de dados e segurança da informação na administração pública
Local do treinamento
SRTVS Quadra 701 Bloco O, Ed. Multiempresarial
Informações
Data: 25 a 27 de junho de 2025
Horário: 08h:30 às 17h:30
Valor: R$ 3.500,00 (R$ 3.150,00 com 10% para clientes Implanta)
Atenção: Na compra de 4 inscrições, a 5ª é gratuita.
Carga horária: 24 horas
Materiais inclusos
Material impresso com caderno de anotações
E-book digital
Caneta
Coffee break
Certificado
Professores
Leopoldo Mathias tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação, com foco em qualidade e gestão. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e pós-graduado em Gestão de Projetos, atua há mais de 10 anos na Implanta, onde coordena o desenvolvimento dos sistemas da Área Meio. Especialista em transparência e prestação de contas, possui ampla expertise na integração de processos e sistemas voltados à governança, controle e acesso à informação, garantindo maior eficiência e conformidade com as exigências legais.
Corregedor da Procuradoria Geral Federal, Gilberto Waller Junior possui mais de 26 anos de experiência na Advocacia-Geral da União. Atuou como Ouvidor-Geral da CGU e Corregedor-Geral da União, destacando-se na fiscalização e controle da administração pública. Bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté, é especialista em Administração Pública pela Universidade Católica de Brasília. Com vasta experiência jurídica, compartilha seu conhecimento com uma abordagem prática e estratégica.